MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Curso Técnico em Eletrônica
CEFET-MG

Histórico

Última modificação: Sexta-feira, 28 de junho de 2019

O Curso Técnico em Eletrônica, da Unidade de Belo Horizonte, foi criado em 1969, no mesmo ano em que o nome da Instituição, então denominada de Escola Técnica de Belo Horizonte, mudou para Escola Técnica Federal de Minas Gerais (ETFMG). Até então, a Instituição ofertava apenas quatro cursos técnicos (Estradas, Eletrotécnica, Mecânica e Química). O curso de Eletrônica foi criado no âmbito do curso de Eletrotécnica (criado em 1960) e, por sua vez, foi o seio para a estruturação dos cursos de Informática Industrial (criado em 1987) e de Equipamentos Biomédicos (criado em 1998).

Os equipamentos para montagem dos primeiros laboratórios do curso foram adquiridos através de doação de um convênio entre o Governo Federal e o governo de alguns países do leste-europeu (Acordo MEC/Leste Europeu), foi assinado no final da década de 1960, pela Diretoria de Ensino Industrial do Ministério da Educação com o objetivo de adquirir equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos de laboratório e materiais de ensino para os estabelecimentos de ensino técnicos e industriais, tendo em vista a melhoria e a ampliação das condições de formação da mão de obra para o setor industrial brasileiro.

No entanto, importa registrar que os equipamentos recebidos para montagem dos laboratórios estavam com defasagem tecnológica e eram de pouca utilidade didática, o que gerou, para o curso de Eletrônica, desde os primeiros tempos, uma cultura de criar seus próprios materiais de ensino.

Nesses 50 anos, o curso técnico em Eletrônica formou centenas de profissionais, que foram destaques como técnicos nas empresas em que atuaram ou foram empresários de reconhecido sucesso. Também nesses 50 anos, o curso do CEFET-MG tem conseguido acompanhar todo processo evolutivo da eletrônica, com a participação de nossos estudantes em feiras e congressos, por meio de vários trabalhos premiados.

Desde 2019 todas as aulas e atividades do Curso Técnico em Eletrônica têm sido desenvolvidas apenas no campus II.