MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Curso Técnico em Eletrônica
CEFET-MG

Resultado do concurso de fotografia como parte da comemoração dos 50 anos da Eletrônica.

Terça-feira, 17 de setembro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 17 de setembro de 2019

Durante a primeira parte das comemorações dos seus 50 anos, realizada entre os dias 26 e 31 de agosto de 2019,  a coordenação de Eletrônica promoveu um concurso de fotografia, direcionada exclusivamente aos estudantes matrículados no curso, cujo tema  foi: “Eletrônica: uma visão além do olhar”.

As vencedoras deste concurso foram as alunas Ana Flávia de Oliveira LellesAna Luísa Lacerda Oliveira, alunas do segundo ano do curso integrado.

A aluna Ana Flávia, cuja fotografia está mostrada na Figura 1, intitulada como “A Eletrônica que você não vê”, ressalta que: “As tecnologias vêm se transformando rapidamente. É muito difícil pensar que o rádio era um equipamento de ponta em 1920 e agora podemos nos comunicar com as pessoas sem precisar usar a nossa voz, basta enviar uma mensagem de texto e pronto. Vivemos em um mundo onde parte da população sabe o que é um celular ou o que é um computador e isso acabou se tornando uma necessidade mundial. Graças aos transistores, capacitores, resistores, diodos, indutores, circuitos integrados, amplificadores entre outros componentes eletrônicos que temos acesso a tanta tecnologia. A maravilha por trás destes equipamentos só é percebida por quem faz o Curso Técnico em Eletrônica. Quem poderia dizer que segurando um dispositivo representado pelo “bonequinho” do Android ou pela Maçã da Apple estamos diante de uma evolução tecnológica.”

Figura 1 - A Eletrônica que você não vê. Autoria de Ana Flávia de Oliveira Lelles.

Figura 1 – “A Eletrônica que você não vê”. Autoria de Ana Flávia de Oliveira Lelles.

 

Já a fotografia da aluna Ana Luísa, mostrada da Figura 2, cujo título é “A nossa natureza eletrônica”, vem mostrar que: “A eletrônica a cada dia mais vem sendo importante para o nosso cotidiano e a nossa vivência de mundo, as novas gerações já nascem imersas nesse meio tecnológico sendo muito dependentes de dispositivos eletrônicos. Um dos aspectos mais importantes da eletrônica são os seus componentes cuja sua finalidade é montar todo o processo de um dispositivo e garantir o seu ideal funcionamento. A fotografia tirada retrata uma releitura da cidade do Rio de Janeiro feita apenas com componentes eletrônicos, para mostrar que em cada canto do mundo sempre fazemos o uso desses equipamentos eletrônicos, o contraste com a natureza da uma noção de que apesar de toda essa tecnologia precisamos sempre nos lembrar de preservar o nosso querido planeta terra, até mesmos quando for necessário descartar esses tipos de equipamentos, pois eles liberam algumas substâncias, por exemplo, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo prejudiciais para o meio ambiente podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados.”

Figura 2 - A nossa natureza eletrônica. Autoria de Ana Luísa Lacerda Oliveira.

Figura 2 – “A nossa natureza eletrônica”. Autoria de Ana Luísa Lacerda Oliveira.

 

Parabéns às vencedoras e aos envolvidos neste concurso.